TURISMO CULTURAL

TURISMO CULTURAL

Séculos de ocupação neste território traduziram-se num importante espólio arqueológico e monumental.

São prova disso as construções megalíticas da Serra da Aboboreira ou do Arouca Geopark, os caminhos e pontes romanos, os inúmeros exemplares da arquitetura do Românico e os demais monumentos icónicos que se podem encontrar um pouco por todo o território.

A religião é também marca identitária destes lugares. As capelas, igrejas, conventos e mosteiros que aqui se podem visitar são o legado material deixado pelas diversas ordens religiosas que por aqui passaram.

A arte e a literatura povoam também estas terras. Eça de Queiroz, Teixeira de Pascoaes e Amadeo de Souza-Cardoso são alguns dos nomes que enriqueceram o património cultural português e que daqui partiram, ou aqui se inspiraram.

EXPERIÊNCIAS:
Este é uma terra de memória(s).

Descubra os centros históricos de Amarante e Arouca e os seus emblemáticos monumentos religiosos, visite as casas-museu dos escritores Eça de Queiroz e Teixeira de Pascoaes e os museus municipais e etnográficos, explore os complexos megalíticos da Serra da Aboboreira, descubra a Rota do Românico e os caminhos deixados pelos romanos.

A NÃO PERDER:
Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Capela da Misericórdia, Igreja e Mosteiro de São Gonçalo, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Solar dos Magalhães, Ponte de São Gonçalo, Fundação Eça de Queiroz, Mosteiro de Santo André de Ancede, Dólmen de Chã de Parada.